É impressionante os benefícios da semente da linhaça, se consumida diariamente e da maneira correta. Especialistas recomendam que a semente seja triturada antes do consumo, porém é recomendável que essa moagem seja feita em casa, antes do consumo. É desaconselhável comprar a semente já triturada, que são vendidas nos supermercados, pois normalmente é retirado o óleo da semente e ainda existe o risco da oxidação devido ao tempo que o alimento fica partido. A moagem é recomendada devido ao motivo que a casca é bastante resistente e pode passar intacta pelo aparelho digestivo. Ela pode ser moida no liquidificador ou triturador.
A linhaça além de ser um alimento saboroso, ainda é rico em carboidratos, proteínas, gorduras e fibra, elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.
Ainda encontraremos na composição da semente proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.
Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis.
Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:
Rejuvenescedor
Baixa de peso
Auxilia no combate a anemia
Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...
Auxiliar no combate à acne.
Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;
Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;
Auxiliar no controle Diabete - da glicemiaO consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.
Vitalidade Física
Sistema Digestivo
Sistema Nervoso
Doenças Inflamatórias
Retenção de Líquidos
Sistema Imunológico
Sistema Cardiovascular
Funcionamento Intestinal
Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa
Para combater a agressividade e a obesidade
Condições da Pele e do Cabelo
Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:
Valor calórico 43 cal
Carboidratos 1 g
Proteínas 2 g
Gorduras totais 3 g
Gorduras Saturadas 0 g
Gorduras Trans 0 g
Fibra alimentar 3 g
Ômega-3 58%
Ômega-6 16 %
Sódio 7,8 mg
Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Apesar de todos os benefícios que esta semente apresenta, o seu consumo não deve ser realizado em excesso, como tudo na vida é necessário o equilíbrio e moderação. Recomenda-se para adultos o consumo máximo de 2 colheres de sopa por dia e alguns pesquisadores recomendam apenas 1 colher e para crianças 1 colher de sobremesa já é suficiente. Este limite de consumo é recomendável devido ao fato de todo vegetal, principalmente as sementes, contêm substâncias de defesa para preservarem a integridade da semente até sua germinação. Para o ser humano estas substâncias passam a ser nocivas quando existir um exagêro no consumo.
O consumo pode ser feito da maneira que você achar melhor, podendo ser em sucos, saladas, puro, acompanhando outros alimentos e até mesmo como tempero. Mas o importante é que seja realizado diariamente.
0 comentários:
Postar um comentário