Benefícios da Semente de Linhaça _ Combate câncer de mama e de próstata, controla Diabete, rejuvenesce, colesterol, anemia, emagrece, entre outros.

É impressionante os benefícios da semente da linhaça, se consumida diariamente e da maneira correta. Especialistas recomendam que a semente seja triturada antes do consumo, porém é recomendável que essa moagem seja feita em casa, antes do consumo. É desaconselhável comprar a semente já triturada, que são vendidas nos supermercados, pois normalmente é retirado o óleo da semente e ainda existe o risco da oxidação devido ao tempo que o alimento fica partido. A moagem é recomendada devido ao motivo que a casca é bastante resistente e pode passar intacta pelo aparelho digestivo. Ela pode ser moida no liquidificador ou triturador.


A linhaça além de ser um alimento saboroso, ainda é rico em carboidratos, proteínas, gorduras e fibra, elementos que podem diminuir o risco de algumas doenças pois seu uso contínuo pode proporcionar aumento da defesa orgânica e redução do ritmo de envelhecimento celular.


Ainda encontraremos na composição da semente proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos poliinsaturados (Ômega 3 e Ômega 6), que lhe conferem a propriedade de alimento funcional. A semente de linhaça é a mais rica fonte de Ômega 3 existente na natureza.


Muitos estudos estão sendo desenvolvidos para confirmar os benefícios do consumo regular da semente de linhaça. Alguns desses estudos afirmam que a linhaça poderia ajudar a baixar os níveis de colesterol, pois é rica em fibras solúveis.


Também esta sendo estudada outras funções e tem benefícios como:

Rejuvenescedor

Baixa de peso

Auxilia no combate a anemia

Auxilia no combate ao câncer: de mama, de próstata, de colon, de pulmão, etc...

Auxiliar no combate à acne.

Auxiliar no equilíbrio hormonal, amenizando distúrbios causados pela TPM e menopausa;

Auxiliar na diminuição do risco de aterosclerose;

Auxiliar no controle Diabete - da glicemiaO consumo regular de linhaça favorece o controle dos níveis de açúcar no sangue.Esta é uma excelente notícia para os insulina dependentes.

Vitalidade Física

Sistema Digestivo

Sistema Nervoso

Doenças Inflamatórias

Retenção de Líquidos

Sistema Imunológico

Sistema Cardiovascular

Funcionamento Intestinal

Para o auxílio na redução de colesterol ruim, dos sintomas de TPM, menopausa

Para combater a agressividade e a obesidade

Condições da Pele e do Cabelo


Veja a composição nutricional de 15 g da Semente de Linhaça:

Valor calórico 43 cal

Carboidratos 1 g

Proteínas 2 g

Gorduras totais 3 g

Gorduras Saturadas 0 g

Gorduras Trans 0 g

Fibra alimentar 3 g

Ômega-3 58%

Ômega-6 16 %

Sódio 7,8 mg

Além disso, é a maior fonte alimentar de lignanas, compostos fitoquímicos parecidos com o estrogênio, que teriam propriedades anticancerígenas, principalmente em relação ao câncer de mama e cólon. Ainda contém vitaminas B1, B2, C, E e Caroteno e minerais como ferro, zinco, alguma quantidade de potássio, magnésio, fósforo e cálcio.
Apesar de todos os benefícios que esta semente apresenta, o seu consumo não deve ser realizado em excesso, como tudo na vida é necessário o equilíbrio e moderação. Recomenda-se para adultos o consumo máximo de 2 colheres de sopa por dia e alguns pesquisadores recomendam apenas 1 colher e para crianças 1 colher de sobremesa já é suficiente. Este limite de consumo é recomendável devido ao fato de todo vegetal, principalmente as sementes, contêm substâncias de defesa para preservarem a integridade da semente até sua germinação. Para o ser humano estas substâncias passam a ser nocivas quando existir um exagêro no consumo.
O consumo pode ser feito da maneira que você achar melhor, podendo ser em sucos, saladas, puro, acompanhando outros alimentos e até mesmo como tempero. Mas o importante é que seja realizado diariamente.


0 comentários:

Tu comentario será moderado la primera vez que lo hagas al igual que si incluyes enlaces. A partir de ahi no ser necesario si usas los mismos datos y mantienes la cordura. No se publicarán insultos, difamaciones o faltas de respeto hacia los lectores y comentaristas de este blog.